ITAPETININGA IMPLANTA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO PARA CRIANÇAS ENTRE 06 E 14 ANOS.
Problemas cardíacos na fase adulta podem ser reflexos, de uma má alimentação e falta de exercícios físicos durante a infância, é o que afirma o Dr. Abel Pereira, médico em Itapetininga há mais de trinta anos, Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da PUC Sorocaba, que junto com a ProfªDrª Tânia Martinez, Livre Docente em Medicina pela UNIFESP e Médica colaboradora do Instituto do Coração (INCOR), coordenarão o programa “PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO”, voltado para crianças entre seis e quatorze anos, que freqüentam a rede escolar de Itapetininga. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e a Fundação Zerbini, ligada ao Instituto do Coração de São Paulo (INCOR).
O programa de prevenção vai funcionar em duas etapas, na primeira etapa serão selecionados sete mil alunos da rede municipal de ensino, com idades entre seis e quatorze anos, que irão passar por um processo de coleta de dados, com a coleta de sangue para a verificação do índice de colesterol, esta coleta será feita com um pequeno furo na ponta do dedo indicador. As crianças também terão suas medidas antropomédicas e pressão arterial aferidas, para constatar se alguma criança sofre de pressão alta. Na segunda etapa do projeto serão incluídas mais duas mil crianças.
Segundo a ProfªDrª Tânia Martinez o programa tem o objetivo de tentar encontrar algum desvio, seja no peso, na pressão ou na alimentação, que indique a possibilidade daquela criança desenvolver algum problema cardíaco no futuro. Segundo a Drª Tânia A prefeitura de Itapetininga está de parabéns pela parceria, por que “criança saudável, será um adulto saudável”, e essas crianças também farão propaganda de uma vida com mais saúde para suas famílias, proporcionando assim uma maior qualidade de vida a toda a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário