Escoteiros vão plantar 40 mudas de árvores no Parque Ouro Fino



Neste domingo (1º), às 9h30, 20 crianças e adolescentes integrantes do grupo de escoteiros "Desbravadores Garça Azul", do Wanel Ville, realizarão o plantio de 40 mudas de árvores de espécies nativas no Parque do Ouro Fino. Antes da ação ambiental, às 9h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) os capacitará, apresentando-lhes, passo-a-passo, como é feito um plantio e a importância de arborizar a cidade.
"Esses escoteiros já utilizam o parque nas manhãs de domingos. O objetivo deles com esse plantio é o mesmo que o nosso: proteger e ajudar na conservação do 'Ouro Fino', que se transformou hoje num dos parques ecológicos mais bonitos e ricos de Sorocaba, num local onde ocorre o encontro da Mata Atlântica e do Cerrado", destaca a secretária Jussara de Lima Carvalho.
O "Ouro Fino" foi revitalizado e entregue à população no último mês de junho. Com aproximadamente 96 mil m² de área verde, o local ganhou um novo acesso, gramado, calçadas mais largas, cercamento com um gradil novo e iluminação, garantindo maior segurança. Outras novidades foram as duas quadras de areia e brinquedos em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, produzidos a partir de tronco de eucaliptos tratados.
Outro detalhe importante é que o "Ouro Fino" possui a nascente modelo de Sorocaba. Georreferenciada e cadastrada pela Sema, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. Em 2009, a ONG "Pé de Planta", parceira da Prefeitura, realizou um projeto piloto no local com o plantio de 6 mil mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente, que já apresenta resultado animador na sua recuperação ambiental.



O "Ouro Fino" está localizado na Rua Alexandre Caldini, 110, no Ouro Fino, e é aberto diariamente, das 8h às 17h, com entrada gratuita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário