Torta Caprese com Castanhas de Caju


Chef Enzo Ambrosetti

Sobre o preparo

Chegando ao Brasil, saí em busca de novos ingredientes. Deparei-me com uma variedade imensa de novas possibilidades até mesmo para pratos clássicos italianos. Na Torta Caprese, substituo as amêndoas por uma das mais conhecidas das castanhas brasileiras,  a “castanha de caju”, que é rica em sabor e tem um custo benefício muito grande em relação aos produtos importados, além de se obter um ótimo resultado em sabor, fragrância e apresentação.

Ingredientes para a torta

- 350 g de chocolate em barra (meio amargo)
- 350 g de castanha de caju
- 6 ovos
- 200 g de manteiga derretida
- 180 g de açúcar
- 1 xícara de café amargo
- 150 g de cacau em pó

 Ingredientes para a calda de chocolate

- 250 g de cacau em pó
- 500 ml de creme de leite
- 1 xícara de café
- 150 g de açúcar

Modo de Preparo

Corte o chocolate em pedaços pequenos e passe a castanha de caju rapidamente em um processador, sem deixar virar farinha. Misture as gemas e o açúcar até que fique homogêneo e, na sequência, adicione a castanha de caju, chocolate, manteiga derretida e café. Mexa bem. 
Bata as claras em neve em consistência firme e acrescente ela ao restante dos ingredientes. Adicione o cacau em pó. Aqueça o forno a 180ºC graus e asse a massa durante 25 minutos. Para fazer a calda, misture o creme de leite, café, cacau em pó e açúcar. Coloque em fogo baixo por mais 10 minutos. Deixe esfriar.

Dica do chef 

A massa pode ser assada em porções individuais ou em uma forma grande. Além disso, a torta pode ser acompanhada por um saboroso sorvete. 

Sobre o chef Enzo Ambrosetti

Graduado em gastronomia pelo Instituto Profissional de Hotelaria de Fiuggi Terme (Itália) e especializado em culinária regional e confeitaria pelo Instituto de Hotelaria Maggia (Suíça), Enzo Ambrosetti possui vasta experiência internacional, atuando em países como Inglaterra, Alemanha, China e Franca. Em 1996, o italiano conquistou o segundo lugar no Campeonato Europeu para Chefs, umas das principais competições gastronômicas em todo o mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário