Exposição de fotos mostra a mística do Caminho de Santiago







PEDRAS DO CAMINHO



A mística do Caminho de Santiago de Compostela pode ser conferida na exposição de fotos que iniciou hoje (14) e se estenderá até 2 de abril, na praça do Centro de Compras Miramar, na Avenida Epitácio Pessoa, 62, Boqueirão, em Santos, de segunda-feira a sábado, das 8 às 19 horas.

São 24 imagens captadas pelo jornalista Luiz Carlos Ferraz, durante sua peregrinação a pé pelos 800 quilômetros do Caminho Francês, de Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha, narrada no livro “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”.

O livro - cuja venda colabora com a Casa da Esperança, de Santos - pode ser comprado na Click Mania (Loja 34 do Centro de Compras), que apoia a exposição, juntamente com Pet Memorial, Engeplus, Demar Gráfica, Perspectiva, Secretaria Municipal de Cultura de Santos e Fundação Arquivo e Memória de Santos, com patrocínio de Engecon.

O livro também é encontrado na Realejo Livros, na Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, em Santos, e pode ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, com valor acrescido de despesas de postagem. Informações pelos telefones (13) 3284.2373 / 9147.6668.



“PEDRAS DO CAMINHO...”

Inicialmente relatada num blog (www.blogcomcebola.zip.net), a peregrinação resultou no livro que apresenta o Caminho de Santiago como um desafio possível para qualquer pessoa. “Como eu, como você, como milhões de peregrinos que já trilharam o Caminho, seja por aventura, turismo, ou devoção ao Apóstolo”, afirma Ferraz.

O Caminho Francês é a mais tradicional entre as rotas que levam a Catedral de Santiago de Compostela, em cuja cripta estão guardadas as relíquias do Apóstolo de Cristo. A peregrinação é um excelente exercício de superação e, nesse sentido, o livro pode servir de ajuda a todos os que duvidam de sua força interior, pessoas de qualquer idade, classe social, religião.

O Caminho Francês foi peregrinado pelo autor durante 29 dias, em junho/julho de 2009. No ano seguinte, considerado Ano Santo – quando o Dia de Santiago, 25 de julho, cai em domingo –, Ferraz realizou a peregrinação pelo Caminho Português, desde Oporto – 240 quilômetros em 10 dias. Em 2012 foi a vez do Caminho Aragonês, de Somport a Puente la Reina – cerca de 180 quilômetros em 8 dias.

Em junho próximo, o jornalista peregrinará o Caminho Sanabrês, a partir de Zamora, até Santiago de Compostela – um trajeto de 400 quilômetros, que pretende percorrer em 16 dias.



SANTIAGO DE COMPOSTELA

Conta a tradição que, após pregar na Espanha, Santiago regressou à Palestina e foi decapitado por ordem do Rei Herodes (41-44 d.C). Seu corpo foi colocado numa barca de pedra e, milagrosamente, viajou da Palestina à Galícia, chegando à costa em Iria Flavia, atual Padrón. O corpo foi enterrado e mais tarde encontrado e declarado autêntico pelo bispo Teodomiro. No local, por determinação de Alfonso II, Rei de Astúrias e León, foi construída uma igreja, dando origem à cidade de Santiago de Compostela, e ao fenômeno da peregrinação.



Ficha Técnica

Título: “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”

Autor: Luiz Carlos Ferraz

Editora: Titan Comunicação

ISBN 978-85-910810-0-4

Formato: 21 cm x 15 cm

Nº de Pág.: 152

Preço: R$ 30,00




Nenhum comentário:

Postar um comentário