Aproximadamente 350 km separam a aprazível Jambeiro, no Vale do Paraíba, da litorânea Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, ambos os municípios no Estado de São Paulo. Por uma semana, no entanto, as cidades estarão mais próximas do que nunca. E tudo por causa do turismo e das crianças.
Ana Caroline dos Santos Santana, de 10 anos, é uma das alunas da rede pública de ensino de Jambeiro a compor a delegação de 40 estudantes que segue rumo a Ilha Comprida, por conta do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e em parceira com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam e a Secretaria de Estado da Educação.
“Não dá para acreditar que finalmente eu vou poder conhecer o mar. Não estou nem dormindo direito. Minhas malas já estão prontas faz uma semana”, revela a menina.
O sentimento de Ana Caroline é o mesmo de outras 1.279 crianças que participam da iniciativa. No total, 32 delegações de municípios do Interior de São Paulo vão invadir as praias do litoral, de Ubatuba a Cananéia, para uma grande festa de inclusão social, por meio do Turismo.
“O sorriso estampado no rosto de cada uma dessas crianças, após o primeiro banho de mar, é suficiente para explicar porque investir tempo e recurso em uma ação como essa”, explica Márcio França, secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Nos cinco dias que passarão no Litoral, de 16 a 20 de janeiro, os alunos que participam do Turismo do Saber – Interior na Praia vão desfrutar de uma programação que vai muito além do sol e mar.
Entre os inúmeros passeios programados, é possível destacar a descida pela Estrada Velha da Serra do Mar (São Bernardo do Campo/Cubatão), em meio à riqueza histórica e natural do lugar e a travessia por escuna à Ilha Anchieta, em Ubatuba. Em Mongaguá, os estudantes conhecerão a Plataforma Marítima de Pesca, que avança 400m dentro do mar é a segunda maior do mundo. Já em Iguape, o Parque do Morro do Espia, com sua exuberante natureza, será palco do encontro das delegações.
“Já estou sentindo saudades da minha filha, mas não há como negar que uma experiência como essa é pra vida toda”, afirma dona Paula dos Santos Santana, mãe da pequena Ana Caroline.
De acordo com Maurício Juvenal, coordenador da equipe técnica da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além de proporcionar turismo e lazer para as crianças, a iniciativa está enquadrada em uma das políticas públicas da Pasta, que é de apresentar o potencial turístico do Estado de São Paulo para o próprio Estado de São Paulo.
De acordo com Maurício Juvenal, coordenador da equipe técnica da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além de proporcionar turismo e lazer para as crianças, a iniciativa está enquadrada em uma das políticas públicas da Pasta, que é de apresentar o potencial turístico do Estado de São Paulo para o próprio Estado de São Paulo.
“Quando retornam de viagem, as crianças atuam como multiplicadoras – nas comunidades familiar, escolar e de bairro - do potencial turístico natural e monumental do Estado, o que estimula o deslocamento interno e acaba por consolidar o turismo como atividade econômica estratégica para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento regional”.
Números do Turismo do Saber – Interior na Praia
- 110 pontos ou equipamentos turísticos a serem visitados nos 15 municípios que recebem as delegações do Interior do Estado;
- 39.500 quilômetros a serem percorridos pelos ônibus turísticos que transportam as delegações do Interior para o Litoral;
- 32 municípios visitantes, todos do Interior do Estado de São Paulo;
- 15 municípios anfitriões;
- 1.280 crianças participantes, todas alunas da rede pública de ensino;
- 120 monitores envolvidos;
Quem viaja pra onde:
- Ibitinga e Queluz para BERTIOGA;
- Lavrinhas e Pardinho para CANANÉIA;
- Descalvado e Itatinga para CARAGUATATUBA;
- Fernando Prestes e Pedrinhas Paulistas para CUBATÃO;
- Campos do Jordão e Olímpia para GUARUJÁ;
- São Luiz do Paraitinga e São José dos Campos para IGUAPE;
- Jambeiro e Piquete para ILHA COMPRIDA
- Bofete e Botucatu para ILHABELA;
- São Carlos e Monteiro Lobato para ITANHAÉM;
- Cachoeira Paulista e Caçapava para MONGAGUÁ;
- Pindamonhangaba, Lorena e Santa Rita do Passa Quatro para PERUÍBE;
- Paraguaçu Paulista e Ibirá para PRAIA GRANDE;
- Anhembi e Conchas para SÃO SEBASTIÃO;
- Anhembi e Conchas para SÃO SEBASTIÃO;
- Aparecida e Tabatinga para SÃO VICENTE;
- Pratânia e Porto Ferreira para UBATUBA.
Para mais informações sobre a Secretaria do Turismo Do Governo do Estado de São Paulo:
Comunicação e Imprensa
Fabrício Souza - fabrsouza@sp.gov.br
(11) 3709-1650
(11) 8153 6688
Para mais informações sobre o Turismo do Saber:
Alexandre Moreno (alexandre@bansen.com.br),
Yara Bonafé (yara@bansen.com.br)
BANSEN & Associados Comunicação
Tel: (11) 5539.2344
Homepage: www.bansen.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário