Fotos: Assecoms e Labcom - Uniso
Placa com o título entregue por Nilva Galano, representante do corpo técnico-administrativo da Universidade |
Dom Eduardo, Arcebispo de Sorocaba, agradece a homenagem. |
Apresentação musical com Madrigal Uniso. |
Mesa composta por autoridades e representantes da Uniso |
Doutor Honoris Causa
Arcebispo de Sorocaba recebe título da Uniso
O título Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria outorgada por universidades a personalidades eminentes que contribuíram com o desenvolvimento da Educação e do País, foi entregue a Dom Eduardo Benes de Sales de Rodrigues, Arcebispo de Sorocaba e presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), mantenedora da Universidade de Sorocaba (Uniso) e do Colégio Dom Aguirre.
Dom Eduardo recebeu o título em sessão solene, realizada no último sábado, na Cidade Universitária, na presença de autoridades, professores, membros do Conselho Universitário (Consu), funcionários e alunos. A cerimônia foi presidida pelo Reitor, professor Fernando de Sá Del Fiol, que iniciou os trabalhos falando sobre a alegria de se homenagear uma personalidade que tem contribuído com o crescimento da Universidade. Um vídeo sobre os novos laboratórios e o Bloco F, o maior prédio em construção no câmpus, mostrou ao público os investimentos que estão sendo feitos neste momento de expansão da instituição.
Além do Reitor e do homenageado, compuseram a mesa da cerimônia o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Luiz Angelo Verrone Quilici, que representou o prefeito Vitor Lippi; o Vereador Paulo Mendes, representante da Câmara Municipal; o padre Edgar Delbem, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo/ Regional; o padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, presidente da Véritas Sociedade de Pesquisa e Educação Ressurreição – Vesper; o Assessor Especial da Reitoria, professor Aldo Vannucchi; e o Pró-Reitor Acadêmico, professor José Martins de Oliveira Júnior.
A Resolução 4/2012, do Conselho Universitário (Consu), que dispõe sobre a concessão do título, foi lida pela Chefe de Gabinete da Reitoria, professora Ana Maria Gurgel de Oliveira Gonzalez. De acordo com o texto do documento, trata-se de um “reconhecimento ao seu incondicional apoio à causa e às decisões da Uniso, indispensável ao crescimento da Universidade com qualidade e autonomia, considerando que Dom Eduardo desenvolve trabalho firme e criterioso à frente da FDA”.
Em seu pronunciamento, o professor Aldo Vannucchi usou a citação bíblica “Sejam meus discípulos e aprendam comigo porque sou manso e humilde de coração”, para ilustrar o espírito da sessão e pontuar a trajetória de Dom Eduardo, “pastor que conhece sua gente e, na transparência de seu caráter, se deixa conhecer”. Vannucchi salientou ainda a contribuição do homenageado ao momento vivido pela Universidade. “Um novo tempo, não só de solidez econômica e administrativa, mas com um clima de confiança e compartilhamento”.
Uma placa com o título Doutor Honoris Causa foi entregue a Dom Eduardo por Nilva Galano, representante do corpo técnico-administrativo da Universidade.
Em seguida, Dom Eduardo usou da palavra para agradecer a homenagem, ressaltando o mérito dos antecessores na presidência da FDA e de todos que colaboraram para a construção da Universidade. Fez, ainda, uma reflexão sobre o desafio de se conciliar razão e fé em nossa sociedade e da importância de se estabelecer um diálogo entre crentes e não crentes. Ao final, salientou a inspiração cristã que caracteriza a Universidade: “Seja ela traduzida em pedagogia que valorize a dignidade da pessoa, a forma comunitária de viver e de trabalhar, bem como a formação para o serviço da comunidade”.
O Reitor, professor Fernando de Sá Del Fiol, encerrou a cerimônia externando a gratidão da Universidade, pela firmeza e generosidade com que o homenageado tem contribuído, à frente da FDA. A cerimônia teve a apresentação musical do Madrigal Uniso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário