Fale Conosco Agenda Familia Carros & Cia Galeria de Fotos Entretenimento Pet Gastronomias Sexo Moda & Beleza TV  Mulher Depoimentos Casa & Decoraçao Saude Hotelaria e Turismo Home

Com mais Cálcio, Fósforo, vitaminas A, D e B2, leite de búfalas resultam em queijos mais ricos

Fotos: Marcelo Enderle



O leite de búfala apresenta características peculiares que o diferem bastante do leite de vaca, principalmente no que diz respeito aos benefícios que podem trazer à saúde humana. A primeira razão é que a búfala é um animal mais rústico e adaptável que a vaca, por isso é mais resistente às doenças, tendo um menor contato com medicamentos e antibióticos, o que proporciona a produção de um leite muito mais saudável e sem toxinas.
Outra caracterísitca importante é que, embora o leite de búfala seja mais gorduroso, seus queijos são mais leves, pois possuem um rendimento muito maior que o de vaca. No caso da mozzarella, por exemplo, constata-se que para produzir 1 kg de mozzarela bovina é preciso 12 litros de leite, já para a mozzarella de búfala ou para a ricota, utiliza-se apenas 6 litros. Por conta disso, a mozzarella de búfala possui menos colesterol que a de vaca, assim como a ricota de búfala.
Em estudos nutricionais, a ABCB – Associação Brasileira de Criadores de Búfalos – também comprovou peculiaridades importantes, tais como, melhores índices de cálcio, fósforo, vitaminas A, D e B2, entre muitos sais minerais.
A ricota e a mozzarela de búfala são produtos naturais e sem aditivos (como é o caso de muitos queijos processados). No Brasil, as mozzarellas de búfala acabam perdendo suas qualidades nutricionais, porque recebem a adição de leite de vaca durante sua fabricação. Um forma de aumentar os lucros dos fabricantes, já que o leite de vaca custa menos. A ABCB vem combatendo esse tipo de atividade com o Selo de Pureza 100% búfalo, conferido apenas às marcas que usam apenas o leite de búfala em seus queijos. A entidade alerta para que os consumidores procurem sempre pelo Selo de Pureza 100% búfalo nas embalagens, pois só assim terão certeza de que estão comprando queijos com as qualidades especiais do leite de búfalas.
Esses tipos de queijos, além de ricos, são os mais indicados para serem usados na preparação de pratos frios como sanduíches, saladas e até sobremesas e combinam muito bem com azeite, orégano, manjericão, tomate seco, entre outras variações. Esse é outro diferencial dos queijos de búfalas. Consumidos em geral, em temperatura ambiente ou frios, são mais leves que os queijos derretidos servidos em hambúrgueres e pizzas.

Principais características do leite de búfala:

• Os índices de cálcio e fósforo são superiores em relação ao leite de vaca;
• O leite de búfala é mais doce, mais rico em nutrientes, vitaminas A, D e B2 e sais minerais;
• Possui menos colesterol;
• Ao invés de caroteno, substância amarelada que depois de ingerida transforma-se em vitamina A no organismo humano, o leite de búfala possui a própria vitamina A, que é totalmente branca. Por isso os derivados de leite de búfala são brancos e os bovinos tendem à cor amarelada.

Sobre a ABCB e o Selo 100% Búfala.

Fundada em 1960, a ABCB - Associação Brasileira de Criadores de Búfalos - congrega hoje 80 associados de todo o território nacional. O objetivo da entidade é incentivar a bubalinocultura no Brasil, defendendo o interesse dos criadores de búfalos e promovendo a congregação de seus associados, nas atividades que tenham como finalidade o aprimoramento técnico-científico sobre a cultura de bubalinos e produção leiteira, expandindo o mercado do setor. Criado há 11 anos, o Selo de Pureza 100% búfalo combate a adulteração da grande indústria que acrescenta leite de vaca aos seus produtos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário