Visando a inclusão digital, a Prefeitura de Itapetininga tem trabalhado para implantar novos pontos de internet gratuita no município, ampliando o acesso ao recurso. Em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) de Itapetininga, a Administração Municipal irá implantar, nos próximos meses, o Projeto de Inclusão Tecnológica e Social, que prevê a instalação de seis novos Telecentros no município, sendo três unidades em bairros do município e os demais em Distritos.
O Projeto de Inclusão Tecnológica e Social conta com suporte do IFSP, e oferecerá cursos que atendam à qualificação profissional, com fomento e acesso às tecnologias de informação e comunicação, destinados a uma população de alta vulnerabilidade social.
O convênio assinado no final de 2011 contempla um investimento próximo a 310 mil reais, recursos estes provenientes do Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com contrapartida da Prefeitura de Itapetininga. Serão adquiridos 72 microcomputadores, lousas digitais, projetores, entre outros equipamentos.
De acordo com a Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria de Gabinete, o projeto irá atender diretamente 30.591 habitantes, que residem nos bairros Vila Rio Branco, Vila Paulo Ayres, Jardim Nova Era (Taboãozinho) e os Distritos do Rechã, Tupi e Gramadinho. Ainda conforme a Assessoria, o processo para a implantação dos Telecentros já encontra-se em fase de licitação e a instalação deve acontecer nos próximos meses.
Desde 2009, os Itapetininganos já contam com os dois postos de atendimento ao público, o Programa Acessa São Paulo, fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo e o Polo do Telecentro Comunitário, projeto do Governo Federal implantado em Itapetininga em conjunto com a Administração Municipal. O grande número de acessos que ambas as unidades possuem mensalmente mostra a importância e aceitação da comunidade itapetiningana com estes projetos.




Nenhum comentário:
Postar um comentário