EDSON GIRIBONI ACOMPANHA ALCKMIN EM ANÚNCIOS DE GRANDES OBRAS NO ESTADO


O Secretario Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Edson Giriboni tem acompanhado o Governador Geraldo Alckmin em viagens de anúncio de obras de importância estratégicas para o Estado. Nesse mesmo caso, está a assinatura, na última terça, terça-feira, 31 de julho, em São Pedro, da autorização para a construção de dois novos reservatórios nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ. As duas barragens juntas propiciarão um aumento da disponibilidade de água de cerca de 7 mil litros de água por segundo, 24 h/dia, o que equivale a garantir o abastecimento extra de duas cidades como Campinas, aproximadamente.
A construção dos novos reservatórios – um no rio Camanducaia e outro no rio Jaguari – irá criar uma reserva de água estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O aumento da oferta hídrica será fundamental para aprimorar a operação do sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem, quando nem sempre a reserva do “Banco de Águas” é suficiente para suprir as necessidades das Bacias PCJ. Desta forma, as barragens serão úteis também para a Região Metropolitana de São Paulo na medida em que serão diminuídos os riscos de redução do volume de água dos reservatórios do Sistema Cantareira.
A estimativa é que as obras sejam iniciadas em 2014, com conclusão prevista para o final de 2016. O investimento nas duas barragens é da ordem de R$ 190 milhões para elaboração dos estudos, projetos, desapropriações e obras. Os estudos e procedimentos necessários, bem como a implantação das duas represas, serão de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
As novas barragens serão construídas abaixo dos reservatórios do Sistema Cantareira, que hoje fornece 31 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo e 5 mil litros de água por segundo para as Bacias PCJ. O Secretario Edson Giriboni destacou a luta incansável do Gov. Alckmin para que a universalização do saneamento atinja todos os setores dos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário