Presidente do Conselho do CIEE lança livro em São Paulo


Ruy e Alexandre Altenfelder Silva.
Quais os principais problemas do Brasil? Como resolvê-los? O que de bom vem ocorrendo no País nos últimos anos? Não há uma única reposta essas questões, mas 73 idéias sobre os questionamentos podem ser encontradas no livro Diálogo Nacional – Repensando o Brasil (editora Pax e Spes), de Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e Alexandre Artacho Altenfelder Silva, produtor do programa televisivo Diálogo Nacional.
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre as quais autoridades como Sydney Sanches, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP).
Lançado no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, na capital paulista, com uma noite de autógrafos, em 29 de agosto, as 181 páginas da obra trazem uma coletânea de 35 artigos de Ruy Altenfelder, publicados nos principais jornais do País, que privilegiam temas sobre ética, política, educação e desenvolvimento, bem como 38 boas notícias que animaram o Brasil nos últimos anos, temas da coluna semanal de Alexandre no programa.
“O livro é um exercício que Ruy pratica com competência: pensar o Brasil, e marca os 14 anos do programa televisivo Diálogo Nacional, que, semanalmente, discute temas nacionais por meio de entrevistas com especialistas de várias áreas”, explica Paulo Nassar, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que prefaciou a obra.
O presidente do CIEE conta que a idéia da obra partiu de Alexandre, que desejava documentar as principais reflexões de Ruy nos últimos anos. “Meus artigos são inspirados pelas entrevistas semanais que realizamos no programa Diálogo Nacional com especialistas de diversos temas, debatendo os problemas do País e ensaiando soluções”, conta Ruy.
A segunda parte do livro reúne, em notas, informações positivas do País nos últimos anos, noticiadas no quadro Boas Notícias. “Criamos esse quadro, no programa há cinco anos, acompanhando uma tendência mundial dos veículos de comunicação, que passaram destinar parte do noticiário às boas novas”, afirma Alexandre.
Os autores já têm em mente um novo projeto. “Pretendemos reunir em outra obra uma compilação das entrevistas mais relevantes dos 14 anos do programa, que já contou com personalidades importantes, com diferentes pontos de vista, que vão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a Vicente Paulo da Silva, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), hoje deputado federal”, adianta Ruy Altenfelder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário