A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou nesta terça-feira (10) o registro de mais uma fabricante de prótese de silicone: a da empresa holandesa Rofil, permitida no Brasil desde 2001. A Anvisa descobriu que o produto da Rofil também foi fabricado pela francesa PIP. A agência informou ainda que vai recolher as próteses da Rofil em todo o país.
As próteses da Rofil foram registradas na Anvisa por três empresas diferentes. Uma delas, a importadora Pharmedic Pharmaceuticals, disse que importou 193 unidades, em 2009, e que não sabe de nenhum problema com elas.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica anunciou que está criando um cadastro nacional de implantes mamários. Os médicos vão registrar a marca da prótese e os dados das pacientes. Se houver algum problema, o cadastro permitirá o rastreamento do produto para que elas sejam alertadas.
“O próprio médico diz à paciente que, se houver qualquer problema, endurecimento, dor, assimetria, me procure. E nós recomendamos que, mesmo que não aconteça nada, com dez anos de pós-operatório, a paciente procure o seu médico pra avaliar o estado da prótese”, explica José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O cadastro nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica começa a funcionar na quarta-feira (11) e será de uso exclusivo dos médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário