Fale Conosco Agenda Familia Carros & Cia Galeria de Fotos Entretenimento Pet Gastronomias Sexo Moda & Beleza TV  Mulher Depoimentos Casa & Decoraçao Saude Hotelaria e Turismo Home

Cidade oferece 28 cursos superiores de oito instituições públicas através do Polo de Educação a Distância “Chopin Tavares de Lima“/UAB




Disciplina, autonomia e dedicação. Quem possui esses atributos tem o perfil ideal para estudar em um curso à distância, o chamado EaD. Os cursos à distância estão cada vez mais populares. Uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Ensino à Distância mostra que o número de matrículas nesta modalidade cresceu 328% de 2010 para 2011 e o número de instituições que aderiram ao modelo passou de 128 para 198 no mesmo período.
Itapetininga desde 2007, conta com uma unidade de ensino referência para toda região. O Polo Municipal de Educação a Distancia “Chopin Tavares de Lima” / UAB ( Universidade Aberta do Brasil) que disponibiliza 28 diferentes cursos entre graduação e pós graduação,de oito instituições públicas. Hoje freqüentam um dos cursos disponibilizados na unidade, mais de 1500 alunos, vindos de 644 cidades de 15 estados e 1 do Distrito Federal.
Para quem duvida da qualidade de um curso, a professora Vera Lúcia Abdala, coordenadora do Pólo Presencial da UAB, traz sua opinião. “A credibilidade de cursos em EaD vem aumentando muito nos últimos anos. Pesquisas mostram que os estudantes desta modalidade são muito mais bem preparados, porque eles se dedicam muito mais. Principalmente quando o curso é de instituições renomadas, como as que temos no Pólo de Itapetininga”.
Outro mito que envolve o estudo à distância é a ausência de vida universitária, como a presença dos professores e a troca de experiência com os colegas de turma. Mas os estudantes do primeiro semestre de Pedagogia, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Paulo Gomes e Adriana Medeiros têm outra opinião.
“Não sentimos falta de convivência acadêmica, porque, através das plataformas virtuais, recebemos a assistência dos tutores e conversamos com os colegas. Existem, inclusive, trabalhos em grupo”, conta João Paulo, que mora em Tatuí e vem estudar no Pólo de Itapetininga.
A tutora presencial de Geografia, Telma Reggio, conta que ela mesma não dava muita credibilidade para um curso à distância, mas que acabou mudando de idéia. “Agora eu reconheço que é complicado. É difícil, porque requer muita dedicação”. Eventualmente, os alunos têm aulas presenciais, inclusive com os professores titulares das instituições. “As aulas presenciais são indispensáveis, pois a presença do professor é insubstituível”, destaca.
Vera Abdala também ressalta que um Pólo de Educação à Distância é uma oportunidade para quem não estudou na juventude ou não tem condições de estar todos os dias numa universidade. “O Pólo traz ensino de qualidade para toda a região”. A estudante Adriana Medeiros confirma as palavras da coordenadora. “Eu não tenho condições de estar todos os dias na faculdade. Aqui, encontrei ensino gratuito e de boa qualidade que posso adequar à minha rotina”.
A disciplina e a dedicação são os fatores fundamentais para estudar à distância. “É mais difícil e toma bastante tempo. Mas para isso, temos que nos organizar para utilizar bem as apostilas e o material online. Também temos que estar no Pólo aos finais de semana para realização de provas e outras atividades”, conta Adriana.
O Polo de Educação a Distância “Chopin Tavares de Lima”/UAB conta com 30 tutores presenciais.Os vestibulares das instituições que compõem o Polo, acontecem geralmente durante todo ano, por isso fique atento ao período de inscrição. O Polo Municipal de Ensino a Distancia “Chopin Tavares de Lima” / UAB, está localizado a Rua Cyro Albuquerque, 4750, Bairro Taboãozinho. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 12horas e das 14 às 21horas. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone:3273-4590
BOX: Confira os cursos que o Polo “Copin Tavares de Lima” disponibiliza:
UFSCar: Engenharia Ambiental; Tecnologia Sucroalcooleira; Educação Musical; Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola;Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais e Pedagogia.
UnB: Artes Visuais;Teatro; Biologia;Geografia e Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
UNIFESP:Especialização em Cuidado Pré-Natal;Especialização em Diagnósticos Primários em Oftalmologia;Especialização em Gestão para Enfermagem;Especialização em Informática em Saúde e Especialização em Gestão em Saúde.
FIOCRUZ:Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde;Especialização em Gestão de Saúde;Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária;Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde e Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde
UFF:Empreendedorismo e Inovação;Pós-graduação lato Sensu (Especialização) Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e Pós-graduação lato Sensu (Especialização) Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
UTFPR:Especilização em Gestão Pública Municipal e Especialização em Ensino de Ciências
IFSP: Técnico em Administração e Técnico em Informática para Internet
UFOP: Licenciatura em Matemática


Nenhum comentário:

Postar um comentário