Fundação CASA forma jovens em cursos de qualificação profissional



Objetivo dos cursos é oferecer uma visão do mercado de trabalho aos jovens em medida socioeducativa de internação Entre o final de junho e o início de julho, os centros de atendimento socioeducativo da Fundação CASA, de todo o Estado de São Paulo, comemoram a conclusão dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo Programa de Iniciação Profissional.
Em cerimônias nos próprios centros socioeducativos, em geral com a presença de familiares, os adolescentes receberão os certificados de conclusão dos cursos, ministrados por organizações não-governamentais parceiras da CASA. Veja a programação abaixo.
Na Capital, Franco da Rocha, Guarulhos e litoral, educadores da Associação Horizontes ensinaram os jovens em duas aulas semanais, totalizando 54 horas/aula. Já no interior, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) são os parceiros executivos, que ministram 50 horas/aula de qualificação.
Como explica a gerente de Educação Profissional da Fundação CASA, Ana Maria da Silva, o programa está estruturado há seis anos e atende a todos os centros de internação, oferecendo aos jovens a oportunidade de acesso às várias áreas de conhecimento. Só nos últimos quatro anos, foram 120 mil atendimentos em cursos e oficinas na área.
“Através de metodologias específicas, o programa gera grandes oportunidades de acesso e várias possibilidades de formação profissional”, explica a gerente. “Sempre discutimos a importância de elevar a escolaridade dos jovens para o reconhecimento de uma vida mais produtiva e qualificada para o mundo do trabalho”, completa Ana Maria.
Os cursos estão organizados em ciclos de três meses de duração. Dentre 73 opções, os jovens escolheram os cursos, aplicados nos centros socioeducativos segundo as necessidades do mercado de trabalho local, de forma a possibilitar, se necessário, futura inserção do jovem.
A gerente de educação profissional, Ana Maria Silva, aproveita para adiantar que o convênio com a Associação Horizontes será prorrogado para mais um ano e se inicia na segunda quinzena de julho.

Confira a programação de formaturas de alguns dos centros socioeducativos.

CASA Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto: Formatura: 25 de junho, segunda-feira.
CASA Pirituba, em São Paulo: Formatura: 25 de junho, segunda-feira.
CASA Mauá, em Mauá, Região Metropolitana de São Paulo: Formatura: 26 de junho, terça-feira.
CASA Rio Novo, em Iaras: Formatura: 26 de junho, terça-feira.
CASA Três Rios, em Iaras: Formatura: 27 de junho, quarta-feira.
CASA São José do Rio Preto, em São José do Rio Preto: Formatura: 27 de junho, quarta-feira.
CASA Sertãozinho, em Sertãozinho: Formatura: 28 de junho, quinta-feira.
CASA Rio Tâmisa, em São Paulo: Formatura: 28 de junho, quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário