ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA LANÇA LIVRO ESPECIAL RETRATANDO OS 120 ANOS DA AVENIDA PAULISTA


“Avenida Paulista – 120 Anos de História” será lançada na quinta-feira, 12 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

São Paulo, julho de 2012 – A Associação Paulista Viva lança no próximo dia 12 de julho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro “Avenida Paulista – 120 anos de história”. O livro é uma homenagem à Avenida Paulista, principal cartão-postal da cidade de São Paulo e cenário central da história recente do Brasil. Em edição bilíngue português/inglês e com valor de capa de 120 reais, a publicação traz 120 páginas fartamente ilustradas com imagens em preto e branco e coloridas datadas desde a inauguração da avenida até os dias de hoje. Toda a renda obtida com a venda dos livros será integralmente revertida para a Associação Paulista Viva, que viabilizou a publicação, assinada pela Editora Brasileira de Arte e Cultura e a Produtora Brasileira.
“Avenida Paulista – 120 anos de história”, tem textos de Ângelo Iaccoca e pesquisa iconográfica de Claudia Fonseca. O livro traça a epopeia de urbanização da cidade de São Paulo a partir de 1891, quando a famosa avenida foi inaugurada. Com lançamento marcado para quinta-feira, 12 de julho às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista 2.073), a obra é dividida em três capítulos: “Da floresta aos casarões / 1891 a 1952”; “Símbolo de trabalho e riqueza / 1952 a 1990”; e “Andares Paulistas / 1990 até hoje”. Além destes, o livro traz ainda um capítulo adicional sobre a atuação da Associação Paulista Viva, denominado “Associação viva e corajosa”.
A Avenida - Idealizada pelo engenheiro e urbanista uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, a avenida foi projetada com 2.800 metros de comprimento e 28 metros de largura em um dos pontos mais altos da cidade. Totalmente plana e quase reta, contava no século 19 com três pistas divididas por fileiras de magnólia, sendo uma destinada aos bondes de tração animal, outra a carruagens e cavaleiros e a terceira para uso exclusivo de pedestres. De Francisco Matarazzo, seu primeiro morador, aos arranha-céus e conglomerados empresariais do mais cobiçado endereço da cidade, o livro conta não só a história da vertiginosa evolução urbana paulista, mas também retrata a progresso do próprio país.
“A Avenida Paulista, ao longo dos seus 120 anos de história, foi cenário e protagonista da história de São Paulo e do Brasil. Falar sobre ela é contar a evolução da cidade – dos seus espaços urbanos, dos seus moradores e de todos aqueles que todos os dias por ela passam”, sintetiza no texto de apresentação Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da Associação Paulista Viva. “O livro levará o leitor a um passeio fascinante pela ‘mais paulista das avenidas’, como bem definiu seu idealizador.”

SERVIÇO:

Lançamento do livro Avenida Paulista – 120 anos de história
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 – São Paulo/SP
Data e horário: 12 de julho de 2012, quinta-feira, às 18h30
Entrada franca

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PAULISTA VIVA

Criada no final dos anos 1980, por um grupo de empresário preocupados em preservar a avenida mais famosa de São Paulo, a Associação Paulista Viva atua na promoção de ações voltadas ao bem-estar social em parceria com mais de uma centena de empresas que compõem o seu quadro associativo, além de outras organizações civis e públicas. Nos últimos 10 anos, a entidade já realizou e apoiou muitos projetos tais como a revitalização do Parque Trianon, a reurbanização de calçadas pela acessibilidade, além de eventos como Vozes da Paulista e Corredor Literário, que beneficiaram mais de 100 mil pessoas.

SOBRE A EDITORA BRASILEIRA DE ARTE E CULTURA

Com o objetivo de divulgar e valorizar a arte e a cultura nacional, a Editora Brasileira tem como foco a publicação de livros que retratam a identidade cultural do Brasil e suas mais variadas formas de expressão. Teatro, cinema, poesia, fotografia, artes plásticas, circo, literatura infantil, esportes, biografias, jornalismo e meio ambiente são alguns dos temas de nossas publicações, além de títulos de novos autores e reedição de clássicos da literatura nacional e internacional. Em meio a esse grande mosaico cultural, a proposta da Editora Brasileira é a de dividir com o leitor a capacidade da arte de ampliar horizontes e estimular novos olhares sobre o mundo.
“Avenida Paulista – 120 anos de história” é um dos quatro títulos que a Editora Brasileira lança no primeiro semestre de 2012. Já estão nas livrarias de todo o Brasil dois volumes - “Energias Renováveis no Brasil” e “Retratos da Imigração Italiana no Brasil”. O lançamento do quarto título - “Porto de Santos – 120 anos de história” -, está programado para o dia 4 de julho, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário